Durante a operação, que ocorreu entre 19h e 1h dessa terça-feira (13), uma pessoa foi conduzida por desacato.
Na noite dessa terça-feira (13) diversas equipes de segurança e do Ministério Público realizaram mais uma etapa da “Operação Rolezinho”, na Avenida dos Holandeses, em São Luís. Durante a operação, policiais e agentes de trânsito realizaram abordagens a motociclistas, o que resultou em 45 motos apreendidas.
A ação teve como foco a abordagem a motos que transitavam com escapamentos irregulares com excesso de ruído, além de outras infrações dos condutores, como a prática de manobras perigosas de motoqueiros, conhecidas como “grau”. Durante a operação, que ocorreu entre 19h e 1h, uma pessoa foi conduzida por desacato.
Entre as principais infrações de trânsito registradas estão: motos sem placas, manobra perigosa e não uso de equipamento obrigatório.
A operação é realizada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), representado pelo promotor de Justiça Cláudio Guimarães; pela Polícia Civil; pela Polícia Militar por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), com a presença do coronel Roberto Filho; Batalhão de Policia Militar Rodoviária (BPRv) e Batalhão Motopatrulhamento Tático (BMT); e pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).
Segundo o Ministério Público, a operação foi batizada de ‘rolezinho’ e tinha o objetivo de coibir a prática de manobras perigosas nas avenidas, conhecidas como “grau”, além de combater a poluição sonora provocada por veículos sem descarga e com descarga adulterada.
Durante a primeira fase da operação, no início deste mês, foram identificados motoristas cometendo infrações e 64 motos foram apreendidas, sendo duas que seriam fruto de roubo. Dentre as infrações também estava o uso de moto sem placa ou identificação ocultada.
Nenhum motoqueiro foi preso durante a operação, que aconteceu na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na região da Cohab . No entanto, os condutores deverão responder administrativamente pelas infrações.
Participaram da operação membros do Ministério Público, além da Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT).
Em dezembro de 2023, uma operação na região do Cohatrac resultou na prisão de 26 motoqueiros que estariam cometendo uma série de infrações no trânsito de São Luís.
O ‘evento’ era chamado de ‘Rolê Noturno Slz’, promovido pelas redes sociais, no qual os motoqueiros se reuniram para cometer uma série de infrações em avenidas. Muitos já são conhecidos por sair pelas avenidas de São Luís, por volta da meia-noite, provocando barulho e insegurança no trânsito.
Mais recentemente, no dia 25 de julho, uma motorista passou por momentos de medo dentro do carro quando acontecia um ‘rolezinho’, na Ponta do Farol, em que dezenas de motoqueiros faziam barulho e manobras perigosas na pista.
Com várias motos na pista, a motorista foi obrigada a reduzir a velocidade e uma motoqueira bateu na traseira do carro, Em seguida, vários motociclistas se reuniram ao redor do carro. A motorista disse que se sentiu ameaçada, porém, depois os motoqueiros fugiram.
Fonte: g1